Não há nada pior do que cortar uma costela de porco seca e sem sabor ou uma carne de cordeiro emborrachada. Felizmente, há uma solução fácil para garantir que as carnes magras não sequem enquanto cozinham: a salmoura.
Carnes como aves, camarões e carne de porco são notoriamente fáceis de cozer demais porque não têm muita gordura e marmoreio para protegê-las. A infusão dessa carne com sal faz a magia da ciência alimentar, aumentando a umidade interna e amplificando o sabor.
A salmoura é o processo de submersão de um corte de carne em uma solução de sal e água. Ela adiciona sabor, tempero de dentro para fora, mas também muda a natureza física da carne. O sal em salmoura desnaturaliza as proteínas da carne para permitir que as células retenham mais umidade.
Enquanto isso, a salmoura também amacia a carne, fazendo com que suas fibras musculares se desprendam e inchem. A ideia é reter o máximo de líquido no interior, criando um pedaço de carne mais úmido e suculento.
A salmoura um de nossos segredos para a carne super macia toda vez que você grelha. Não é necessário salmourar cortes mais gordurosos (como coxas de frango ou ombro de porco), mas estes itens podem se beneficiar de uma marinada saborosa.
Marinar é o mesmo que salmourar? Não exatamente. As marinadas não contêm tanto sal como as salmouras, mas são feitas com óleo e ácido (como suco cítrico ou vinagre) para ajudar a quebrar fibras musculares resistentes.
1. Salmoura para churrasco com sal grosso
Aqui, é recomendado usar uma tigela bem grande e o sal grosso também indicado para carne de churrasco. Não tem nenhum segredo, é só mergulhar a carne. Apesar disso, você precisa ser rápido! Não deixe o pedaço de carne na mistura de água e sal por muito tempo para não salgar demais.
2. Salmoura para frango
Esta é a sugestão indicada para quem gosta de caprichar nos temperos na hora de preparar o frango. Além da água e do sal, são adicionados outros ingredientes, como a páprica, que vão incrementar o sabor e deixar a carne ainda melhor.
3. Salmoura para carne de porco
Além de preparar a mistura de água e sal, alho e vinagre podem ser utilizados, sendo possível deixar a carne marinando por algumas horas.
4. Salmoura para carne de cordeiro
Para quem não faz ideia de como temperar carne de cordeiro, a salmoura é uma excelente opção. Há quem até misture açúcar na salmoura para dar ainda mais sabor a essa iguaria. Basta se atentar às quantidades e ao tempo em que você precisa deixar a carne marinando.
Saia do básico e inove no tempero de suas carnes!
A EJS Temperos é referência em temperos para diversos tipos de cortes e estilos de carne.
Em sua linha de produtos, a EJS Temperos conta com salmoura para Bovinos, Suínos e Ovinos.
Clique aqui e conheça a linha de Salmoura da EJS Temperos.