Não por menos, somos também a terra do churrasco, com uma enorme variedade de preparos de um canto a outro do país. E todo bom churrasqueiro sabe que, para um bom churrasco, tão importante quanto a qualidade das carnes é a forma de preparo e o bom uso de equipamentos certos para cada necessidade.
A escolha do espeto, por exemplo, pode ajudar muito ou atrapalhar quem opera a churrasqueira. Veja a razão a seguir:
Na hora de comprar espetos, tenha em mente o tamanho da sua churrasqueira. Espetos muito maiores podem ser desconfortáveis de se manusear e espetos menores podem acabar com o cabo queimado. Além disso, opte sempre por um espeto resistente, duradouro e que possa ser limpo com facilidade, para fins de higiene. Os espetos de aço inox são ótimos.
Tipos de espeto
Existem muitos modelos de espeto para churrasco, sendo que as variações são mais adequadas para vários tipos de preparos. As principais diferenças, além do tamanho, são: a quantidade de hastes, tipo das hastes, largura e espessura.
Ter uma boa variedade de espetos permite a versatilidade de preparar várias combinações, não apenas de carnes, mas variando também com queijos, pães e legumes. Além disso, um bom kit de espetos ajuda a economizar tempo e trabalhar na churrasqueira com maior precisão, explorando o máximo do sabor dos alimentos.
Veja alguns tipos abaixo:
Espeto simples
É composto de apenas uma haste, que pode vir em várias espessuras e larguras. Os mais largos são ideais para cortes que precisam de mais força na sustentação, como peças de carne, picanha e lombo.
Os espetos simples finos são ótimos para pães de alho, linguiças, miúdos, queijo e aperitivos.
Espeto duplo
Este espeto possui duas hastes, e também podem ser largos ou finos. Em geral, são encontrados com hastes cilíndricas. Variando o tamanho, pode ser usado para frangos, coração e salsichão.
Espeto triplo
Com três hastes, oferece uma ótima sustentação para peças de costela e assados inteiros. Também é muito útil para assar miúdos em grande quantidade.
Tipo de haste
Outra característica que o churrasqueiro deve ter em mente ao escolher o espeto é o tipo de haste do equipamento. Elas podem ser chatas, em formato de V ou retas, e cilíndricas. A escolha do tipo de haste ideal vai depender do tipo de corte, da quantidade de gordura da carne e até mesmo do tipo de churrasqueira.
Espessura e largura da haste
A espessura e largura da haste também é importante. Quanto mais larga e mais grossa a haste, mais fixação ela permite aos alimentos. Cortes mais pesados irão entortar hastes mais frágeis e alguns cortes podem se danificar e ficar secos se forem preparados em hastes mais grossas.
Por fim, além dessas variáveis, também é recomendado que se observe variações no cabo dos espetos. A maior parte tem um cabo tradicional com pegador para proteger o churrasqueiro, mas existem também modelos com argola que facilitam o trabalho em churrasqueiras próprias para espetos.
Agora que você já está preparado para escolher o melhor espeto para seu churrasco, saiba que a EJS Temperos tem toda uma linha de produtos de qualidade para preparar os mais saborosos pratos. Além disso, contamos com os melhores acessórios para churrasqueiros, como aventais, facas e garfos para o manuseio da carne.
Clique aqui e saiba mais.