Os cortes de carne bovina especiais são obtidos prezando pela excelência desde a criação dos animais até o seu abatimento, por isso, esses cortes diferenciados oferecem uma experiência superior em sabor e textura. Para fazer jus a essa qualidade é necessário conhecer as melhores maneiras de temperar e preparar os cortes especiais, veja as dicas a seguir.
O Prime Rib é um corte americano, retirado da parte superior traseira da costela, cortado no sentido transversal, preservando o osso. Sua carne é muito saborosa e apresenta muita gordura. Seu preparo precisa de mais tempo no calor, pelo menos 20 minutos. Pode ser assado na grelha, temperado com azeite e sal grosso. Também fica maravilhoso em um banho de manteiga e ervas finas, feito na frigideira de ferro fundido.
Também originário da América, o corte é retirado da parte dianteira da costela próximo ao miolo do acém. Sua carne macia e suculenta também é acompanhada do osso. Assim como o Prime Rib, vai bem tanto na churrasqueira quanto na frigideira. Seu sabor intenso permite que seja temperada de maneira simples, apenas com sal grosso ou sal de parrilla. Para quem quer incrementar, um sal defumado ou com chimichurri é uma boa pedida.
Também chamado de filé de costela, o corte é tradicional da Argentina, sua carne apresenta fibras curtas e altamente marmorizadas, apresentando muita maciez, suculência e sabor. No tempero, a base é o sal grosso que pode estar acompanhado de manteiga, alho e tomilho. Pode ser preparado na grelha ou na frigideira, para manter o máximo de suculência deve ser mal passado, porém o corte é adequado para todos os pontos de cozimento.
Outro corte originário da Argentina, também é chamado de filé curto. Apesar de não ter tanta gordura intramuscular quanto o Bife de ancho, apresenta muita gordura lateral que torna sua carne suculenta, macia e com sabor acentuado. A melhor forma de preparo desse corte compacto é a grelha, mal passado ou ao ponto, temperando com azeite e sal de parrilla.
Voltando aos cortes americanos, temos o T-bone, que apresenta um osso grande em forma de T e a combinação de filé mignon e contrafilé. O resultado só poderia ser uma peça de carne extremamente suculenta, sendo ideal para preparo na churrasqueira, exigindo bastante tempo na grelha. Pode ser temperado apenas com sal grosso e pimenta-do-reino, ou até mesmo caprichar em uma marinada com alho e ervas finas.
O Porterhouse é parecido com o T-bone, é retirado da mesma região do animal, mas apresenta alcatra além do filé mignon e do contrafilé, sendo mais avantajado que seu similar. Também vai muito bem na grelha, frigideira ou forno, no ponto ideal mal passado. Pode ser temperado antes e após pronto com sal de ambos os lados, também combina com tomilho.
Mais um corte tradicional dos Estados Unidos que está começando a ser reconhecido no Brasil. É retirado da parte superior do acém, apresenta carne altamente marmorizada e rica em sabor. Quando a peça é proveniente de gado de primeira, sua carne macia é perfeita para assar na grelha, selando os quatro lados do corte com brasa intensa e depois deixando assar até ao ponto.
A linha de produtos da EJS temperos apresenta as melhores opções para os cortes especiais de carne de gado, entre elas o Sal de Parrilla, Sal Grosso, Sal defumado, Sal com chimichurri ou ervas finas. A qualidade dos produtos proporciona uma nova experiência de sabor para os amantes de churrasco.
Confira alguns preparos no canal do Youtube da EJS Temperos.