Conhecido como “tempero da vida”, o sal é um condimento indispensável no preparo dos alimentos. Ele realça o sabor, conserva os ingredientes, sendo utilizado em receitas salgadas e doces.
Embora o sal mais utilizado na culinária brasileira seja o refinado, no espeto e na brasa outros tipos são mais indicados. Confira a seguir diferentes tipos de sal para utilizar no tempero do churrasco.
O mais famoso entre os sais utilizados no tempero do churrasco, o sal grosso é uma iguaria que passa por poucos processos de refinamento, agregando um aspecto rústico e natural ao condimento.
Assim como o sal grosso tradicional, o sal rosa do Himalaia pode ser utilizado diretamente sobre peças de picanha, maminha e contrafilé e levado para a churrasqueira, normalmente.
Embora a utilização do ingrediente se assemelhe ao do sal grosso, o sal rosa do Himalaia, no que lhe concerne, acrescenta um sabor mais suave e levemente picante às carnes.
A flor de sal é um ingrediente bastante refinado produzido a partir da camada mais nobre das salinas. Por isso, não pode ser levado ao fogo. No churrasco, a flor de sal é usada para finalizar as receitas.
Ou seja, assim que retirar uma peça de carne da churrasqueira, pulverize os cristais da flor de sal sobre a iguaria. Além de sabor, a flor de sal adiciona uma camada de crocância sobre os assados e grelhados.
Para facilitar a vida dos cidadãos do século XXI, hoje em dia já é possível encontrar em empórios, mercados, armazéns e casas de carne dezenas de tipos diferentes de sal temperado.
O sal temperado otimiza o tempo de preparo dos alimentos e combina diferentes ingredientes em um único produto. Há versões do sal temperado com alho granulado, ervas finas, pimenta moída e muitos mais.
O sal de Parrilla tem origem latino-americana e é um pouco menos granulado do que o sal grosso. Por isso, é comum algumas regiões chamarem o sal de Parrilla de sal entrefino.
Na hora de temperar a carne, ele é amplamente indicado para peças de carne mais densas, rústicas, uma vez que evita que esse tipo de corte perca demasiado líquido e suculência.
O sal defumado é produzido a partir do processo de defumação. Sendo assim, ele entra em contato com a fumaça de lenhas nobres e adquire o aroma irresistível de carvalho, nogueira, entre outras madeiras.
O sal defumado é uma alternativa ideal para carnes assadas em grelhas e churrasqueiras elétricas ou até mesmo nas famosas fritadeiras elétricas, popularmente conhecidas como air fryer.
Agora que você é especialista em todos os tipos de sal que podem ser utilizados no churrasco, faça sua lista de compras e garanta todos os ingredientes para a carne assada do próximo fim de semana.
A EJS Temperos prepara os seus produtos com ingredientes importados das salinas do Atacama, no Chile. Além disso, oferece uma linha completa de sais, molhos, pimentas, temperos em geral e acessórios para o churrasco.
Clique aqui e saiba mais.