O consumo de carnes exóticas vem aumentando nos últimos anos, e uma das preferidas dos que buscam viver novas experiencias de sabor é a carne de avestruz. Que mesmo apresentando um valor mais alto, não decepciona pelo seu sabor.
A sua carne vermelha contém alto teor de ferro, que confere sabor terroso, similar ao da carne bovina, porém mais adocicado. É uma carne magra, já que a gordura das aves fica acumulada na pele, apresentando baixo teor de colesterol. Rica em proteínas, a carne de avestruz é muito macia, comparável aos cortes bovinos nobres, como o filé mignon, além de conter menos gorduras que as carnes bovina, suína, e até mesmo, de frango.
A carne de avestruz também apresenta ômega 3, gordura encontrada nos peixes de águas frias, como salmão e sardinha. Ou seja, essa carne alia a saúde ao sabor semelhante ao da carne bovina.
Devido às características únicas dessa carne, são necessários alguns cuidados no seu preparo, para obter o melhor do seu sabor e textura. Mesmo assim, é muito prática de preparar, basta conhecer a maneira correta.
Cortes
A carne do avestruz pode ser encontrada em frigoríficos especializados em carnes exóticas, ou até mesmo, em algumas filiais de grandes redes de supermercados. Entre os cortes comercializados estão, as carnes sem osso retiradas das coxas do animal, como o filé mignon, a alcatra, bife de filé, iscas e medalhão.
Entre as carnes com osso estão o pescoço, tulipa, sambiquira, asa e coxa da asa. Os miúdos também podem ser consumidos, entre eles: a moela, o fígado e o coração.
Temperos
O sabor intenso da carne de avestruz combina com temperos e especiarias fortes, incluindo os geralmente utilizados na carne bovina. Entre eles, pimenta-do-reino, chimichurri, manjericão, tomilho, alho, suco de limão e sal, é claro.
Adicionar alguma gordura no tempero é uma ótima pedida, devido ao baixo teor de gordura da carne. Azeite ou manteiga combinam muito bem com a carne de avestruz, além de adicionar untuosidade e preservar a suculência. Utilizar vinho no tempero também funciona muito bem, já que a bebida harmoniza perfeitamente com o sabor dessa carne.
Cocção
Seja no caso de frituras ou grelhados, o momento da cocção é o que exige mais cuidado, o cozimento deve ser rápido, o ponto ideal dessa carne é o mal passado, no máximo ao ponto. Isso porque, quando cozida demais, a carne pode ficar rígida, além de prejudicar o sabor. Os cortes sem osso são os ideais para preparo na frigideira ou na churrasqueira, com atenção a velocidade, pois a carne atinge o ponto muito rápido.
As opções não acabam aqui, a carne do avestruz é bastante versátil, também vai ao forno, recheada, moída, refogada, frita, e até mesmo no preparo de hambúrguer. Os acompanhamentos ideais para a carne de avestruz são, legumes gratinados, purês, e principalmente, os molhos.
A EJS Temperos apresenta uma linha de produtos elaborados com matérias-primas importadas, incluindo o sal proveniente das salinas do Atacama, no Chile. Toda qualidade dos nossos produtos visa agregar inovação ao tempero da sua carne, para que você experimente as mais variadas maneiras de churrasquear, com resultados perfeitos!
Visite o nosso canal no YouTube e confira nossas dicas!