Para ter esse resultado é importante saber quais queijos podem ser utilizados, pois a opção errada pode arruinar seu preparo.
O nome correto dessa técnica é gratinado, consistindo em submeter a superfície do alimento a temperaturas mais altas, para formação de uma crosta. A técnica deve ser feita ao final de preparações, como assados no forno ou até mesmo na churrasqueira.
Em pratos preparados no forno, o gratinado pode ser feito no próprio equipamento, caso tenha essa função. Para quem fará outros tipos de preparação, como carne de churrasco, utilizar o maçarico é uma ótima opção. Além de ser mais prático e rápido, é possível conseguir o mesmo resultado, basta escolher o queijo certo!
Não use queijos frescos
Queijos mais úmidos, como ricota, queijo fresco e cottage, não são boas opções para maçarico. Além de não caramelizar e não formar crosta, esses tipos de queijos também não derretem direito, ficando com consistência “borrachuda”.
Vale a pena experimentar
Existem alguns queijos que não são ideais para essa técnica, porém, devido ao seu fácil acesso e sabor muito apreciado, acabam sendo bastante utilizados.
O queijo muçarela possui muita umidade, por isso, não forma a camada crocante, e ficará dificilmente dourado. Porém, sua consistência derretida agrada bastante. Se esse resultado também te agrada, experimente finalizar esse queijo com maçarico.
Com sabor mais intenso, o queijo parmesão tem a umidade e gordura necessárias para a técnica, porém, por ser um queijo duro, ele acaba sendo mais difícil de derreter, tornando o preparo mais lento. Utilizar o parmesão ralado pode agilizar o processo. Para quem aprecia o sabor desse queijo, vale a pena testar.
Conheça os melhores queijos para maçaricado, e quais são as vantagens de cada um.
Esse queijo macio de sabor leve e adocicado é ideal para o gratinado com maçarico, pois contém a quantidade de gordura e umidade adequadas, derretendo facilmente e, mesmo assim, é firme o suficiente para formação da crosta caramelizada.
Outro queijo de sabor suave e adocicado, além de ser macio, derrete e gratina com facilidade. Suas versões maturadas são boas opções para quem deseja adicionar um sabor mais intenso ao prato, pois quanto maior o tempo de maturação mais acentuado é o seu sabor.
O queijo prato tem a quantidade de gordura e umidade ideias para o gratinado, chegando ao resultado desejado com facilidade e rapidez. Além disso, é uma opção acessível e saborosa, que combina facilmente com vários alimentos.
A EJS Temperos disponibiliza uma linha de produtos com grande variedade de temperos, produzidos com alto padrão de qualidade, além de matérias-primas importadas selecionadas com rigor.
A missão da EJS Temperos é comercializar os melhores temperos do Brasil, oferecendo aos churrasqueiros os mais diversos temperos, para as mais diferentes maneiras de churrasquear.
Clique aqui e saiba mais.