Ele pode ser disposto com um bom vinho como prato principal ou como entrada. É uma comida de origem italiana que, segundo historiadores, teve seu inicio durante o século XI na Lombardia, ao norte da Itália, em que árabes e muçulmanos começaram a utilizar o grão de arroz para cozinhar.
A receita que hoje todos conhecem foi instituída durante uma festa de casamento em meados de 1574. Segundo os dados históricos, o inventor da receita foi Valério di Fiandra, também criador dos vitrais da então Catedral de Milão. No casamento de sua filha ele concedeu um jantar e ofereceu como prato principal o seu famoso Risoto, no qual deixou cair um pouco de açafrão. Diz à história que, por ciúmes, ele queria que esse tempero estragasse a comida, mas os convidados ficaram maravilhados com o prato e ali nascia o famoso Risotto ala milanese e suas futuras variações.
No Brasil, esse prato foi introduzido na culinária local devido à imigração dos italianos no século XIX, sofrendo algumas alterações e acréscimos de ingredientes. Cada região agregou seus condimentos típicos como carnes, queijos e temperos específicos. Na década de 80 esse prato era feito com as sobras de alimentos e arroz e com o passar dos anos ganhou seu espaço na alta culinária presente nos lares e nos restaurantes.
A tradicional receita do Risoto é feita com arroz arbóreo, que possui um alto teor de amido em sua composição. Esse tipo de arroz precisa de um maior tempo de preparo quando comparado com o ao branco comum para adquirir o ponto certo de cremosidade. A base é composta com temperos como o alho e a cebola dourados no azeite e/ou manteiga, em que é acrescentado um caldo especifico até que se chegue à consistência desejada.
O prato original chamado Risotto ala milanese (risoto a milanesa) é feito com uma base de pistilo, acrescido de caldo de carne e açafrão. Com o decorrer dos anos, aqui no Brasil, a base dessa receita sofreu muitas variações, entre as mais comuns estão o risotto bianco, risoto de camarão, risoto funghi e risoto de alho-poró.
Essa receita pode ser servida com diversos acompanhamentos, o mais comum e preferido pelos apreciadores do Risoto é a carne. Uma excelente opção é o peito de cordeiro grelhado com páprica defumada, esse acompanhamento garante um sabor incrível, além de sofisticação a receita, perfeito para ocasiões especiais e comemorativas. Outa opção bastante apreciada de carne vermelha é a costela defumada, que possui uma combinação perfeita de Risoto com proteína, um excelente prato para ser servido e apreciado por toda a família durante um feriado. O bife grelhado e frango assado também funcionam como ótimos acompanhamentos.
Para quem procura uma opção mais leve, o salmão assado é uma excelente escolha. Ele possui notas refrescantes e é muito apreciado no verão, mas nada impede que seja degustado em outras estações. Lagostas grelhadas também são bem-vindas – possuem uma combinação clássica de sabores e são ideais para servir com um Risoto mais simples.
Além das carnes, os temperos também garantem um sabor especial à refeição. O alho e a cebola são essenciais em qualquer prato e no Risoto não são diferente, eles garantem um sabor incrível, desde que sejam usados nas proporções corretas. Além deles o alecrim, a sálvia, o orégano e a casca de laranja, podem deixar a receita muito mais saborosa.
O Risoto é um prato típico da culinária italiana e aqui no Brasil recebeu diversas modificações com adição de temperos especiais e é um prato bastante apreciado, pode ser acompanhado por diversos tipos de carne, aumentando ainda mais a beleza e o sabor da refeição.
A EJS Temperos é uma marca que disponibiliza para os amantes da culinária uma grande variedade de temperos, utilizando uma matéria prima de excelente qualidade importada do Chile misturada ao melhor blend de temperos.
A empresa visa ser a melhor no ramo de sais e condimentos no país, oferecendo ao cliente inovação e sabor no preparo de carnes vermelhas, brancas e frutos do mar.
Clique aqui e conheça mais sobre a EJS Temperos.