Para deixar a carne mais saborosa é preciso caprichar na escolha do tempero. O sal é essencial nesse processo, pois deixa o prato mais apetitoso. No mercado encontramos diferentes tipos de sal, com variadas propriedades e indicações.
Cada tipo apresenta particularidades que podem elevar o nível das receitas cotidianas ou de ocasiões especiais.
Você acha que sal é tudo igual e que não existem tipos adequados para diferentes carnes? Confira algumas dicas para acertar no condimento e deixar a carne ainda mais saborosa:
Conhecido como “sal de churrasco”, é semelhante ao sal grosso, porém, há uma diferença na granulação. O sal de parrilla é mais fino e possui grãos mais regulares. Ele é ideal para carnes mais grossas, como bife de chorizo, porque evita a desidratação desses cortes, proporcionando um churrasco suculento e saboroso. Para garantir níveis de desidratação mínimos em suas carnes, vale a pena temperá-las apenas após assadas. Agora, se a intenção é um tempero bem uniforme, pode salgar antes de ir para a brasa.
O sal rosa é considerado um dos mais puros sais que existem e, por isso, é conhecido por ser benéfico à saúde. Ele dá um toque especial em qualquer carne, por ser aquele coringa que combina com tudo. Para usá-lo da melhor forma e substituir o tradicional sal refinado, é preciso usar um moedor.
Possui cerca de 40% menos sódio e é obtido das salinas chilenas – do deserto do Atacama. Sua origem exótica e características especiais tornam esse um sal ideal para dietas com restrição de sódio, mas, é claro, sem deixar de lado o sabor. Assim como o sal rosa, esse também combina com diversos tipos de carne e pode ser incorporado às suas preparações do dia a dia.
Para muitas pessoas, esse sal é ideal para qualquer tipo de carne, mas, na verdade, ele é especialmente indicado para carnes gordurosas e mais macias. Seus grânulos maiores e não refinados evitam a desidratação em excesso da carne, porém, caso as proteínas sejam temperadas muito tempo antes de serem assadas, pode ocorrer a desidratação, fazendo com que o corte perca a suculência.
Seu aspecto pode parecer incomum e exótico, mas o sabor surpreende. De sabor inconfundível, o sal negro é composto de derivados de enxofre, além dos componentes tradicionais do sal comum. Devido a essa característica marcante, é preciso ter cuidado na hora de combinar com a proteína ideal, dando preferência para as carnes vermelhas de sabor mais suave.
Capriche na escolha dos temperos! Conheça a linha de produtos da EJS Temperos. São diversos condimentos, como pimentas, molhos, sais, que vão realçar ainda mais o sabor das suas preparações.
Clique aqui e saiba mais.