O matambre é um corte apreciado na Argentina, Uruguai e região Sul do Brasil. Apesar de não ser tão famoso no resto do país, vem ganhando cada vez mais espaço pelo seu sabor característico e versatilidade. Vai bem na brasa, no forno, na panela de pressão e pode virar até “pizza”.
A peça fica localizada entre o couro e a costela bovina, apresenta coloração rosada, textura firme, formato comprido e fino. Também é chamada de bife de flanco, devido às suas características e localização.
Seu nome vem da expressão em espanhol “Mata el hambre” – mata a fome. Seu significado remete aos tempos em que os tropeiros abatiam os animais para se alimentar. Devido à localização da peça, era a primeira a ser retirada e preparada, matando rapidamente a fome, daí seu nome.
Apesar de ser uma carne mais firme, quando é retirada de um animal jovem e saudável, sua textura é adequada para um resultado satisfatório das preparações. Caso queira adicionar mais maciez ao músculo, é possível utilizar a técnica de marinada. Outra técnica, menos comum, é usar um martelo para amassar a carne, até atingir a textura lisa e uniforme.
A marinada pode ser feita com uma mistura de leite, azeite e temperos como pimentas, tomilho e louro. A carne deve descansar na marinada por cerca de cinco horas antes da preparação, garantindo o aumento da maciez e do sabor.
Essa forma de preparo é apreciada na região Sul do Brasil, principalmente pelos amantes de costela, pois a capa de gordura presente no matambre se assemelha um pouco a desse corte.
A peça pode ser assada no espeto ou grelha, temperada com sal de parrilla ou sal grosso. No espeto, é normal que as bordas da carne fiquem caídas, quando elas se tornam mais rígidas e eretas, é um sinal de que está pronta.
Lembre-se de virar a carne de tempos em tempos, cerca de vinte minutos, caramelizando a superfície dos dois lados. Na hora de servir, corte em fatias finas no sentido contrário as fibras do músculo, facilitando a mastigação.
Chamado de “matambre arrolado”. É um prato típico da Argentina e Uruguai, também é muito apreciado na região Sul do Brasil. Como o nome já diz, é o matambre enrolado em um recheio que varia conforme a tradição da região em que é consumido, entre os alimentos utilizados estão, cebolas, cenoura, pimentões, queijos, linguiça sem tripa, bacon e ovo.
Para a montagem do matambre recheado é necessário organizar o recheio de maneira uniforme, e após enrolar a peça, amarrá-la com um barbante para evitar que ela desfaça ou que o recheio caia enquanto está assando. Além da marinada, outra prática comum é ferver o matambre recheado, em água ou leite, antes de assar.
O prato pode ser preparado na churrasqueira ou no forno, em ambos os casos, utilizar papel alumínio é o segredo para conseguir o sabor e suculência ideal. O tempero mais utilizado nesse prato é a pimenta-do-reino, na Argentina é muito consumido com chimichurri, adicionado como condimento no prato pronto.
O Matambre recheado precisa ser assado por um período longo, cerca de duas horas, o papel alumínio também é necessário para agilizar esse processo. Dessa forma, é possível cozinhar bem tanto a carne quanto o recheio, agregando muito sabor.
Nesse petisco, também típico da Argentina e Uruguai, o matambre pode ser marinado como nos pratos anteriores, ou ir direto para a brasa temperado com ervas. Após dourar a carne com a parte sem gordura virada para baixo, vire novamente e monte a pizza com o matambre no lugar da massa.
A cobertura pode ser a mesma utilizada na pizza tradicional, molho de tomate, queijo e manjericão. Você também pode ousar, utilizando outros ingredientes.
Agora que você conhece esse corte, basta escolher a preparação, caprichar no tempero, e tornar o seu churrasco surpreendente!
A linha de produtos da EJS temperos conta com sais, fumaças, pimentas e molhos, incluindo o Sal de Parrilla e o Chimichurri. Produzidos com matéria-prima de qualidade, os produtos são referência no mercado.
A EJS disponibiliza uma variedade de temperos para que os amantes de churrasco descubram as mais diversas maneiras de churrasquear.
Conheça nosso canal no YouTube.