Sabemos que entre as opções mais comuns de sal estão o sal refinado e também o sal grosso. Contudo há diferentes variedades desta iguaria – como o sal rosa do Himalaia, o sal de parrilla e a flor de sal.
A flor de sal é o sal da primeira camada das salinas. O processo de retirada da flor de sal do topo das jazidas de sal é totalmente artesanal, ou seja, há trabalhadores empenhados a realizarem manualmente esta função. Ainda de maneira artesanal, a flor de sal é exposta ao sol para a secagem da iguaria. Esse mecanismo garante que os pequenos cristais não se dissolvam, o que torna a flor de sal extremamente suave e crocante.
Para se ter uma ideia, a flor de sal pode ser empregada desde a confeitaria no preparo de um caramelo salgado até o churrasco do fim de semana na hora de finalizar as carnes que saíram da brasa.
Como a flor de sal não passa por processos de refinamento, ela conta com baixo teor de sódio e concentra grande quantidade de nutrientes. Por isso a flor de sal é considerada uma opção mais saudável frente aos sais refinados mais comuns.
Nesse sentido, a flor de sal é uma excelente fonte de minerais, cálcio e ferro, além de zinco e magnésio, que colaboram na manutenção dos ossos, no transporte de oxigênio do organismo e ainda na melhora da contração muscular.
O nome pode soar como um ingrediente exótico utilizado somente por culinaristas de restaurantes famosos, mas na verdade esse tipo de sal é bastante acessível e pode ser facilmente encontrado em e-commerces, empórios e até mesmo em supermercados.
Por ser um produto produzido artesanalmente, a flor de sal é um ingrediente de valor agregado e recomendado por especialistas da saúde, ideal para pessoas que desejam apreciar refeições saborosas sem comprometer a qualidade de vida.
Para não perder as propriedades benéficas do ingrediente, tampouco o trabalho manual da produção da flor de sal, não é recomendável expor a iguaria ao calor.
Mas isso não significa que ela não possa fazer parte do churrasco do fim de semana. Muito pelo contrário. A flor de sal pode adicionar uma nova textura às peças de carne recém-tiradas da brasa.
Para não ter erro: enquanto sais como o sal grosso ou o sal de parrilla são utilizados para temperar a carne antes de ir ao fogo, a flor de sal é utilizada em cima das carnes prontas, ou seja, basta salpicar a flor de sal sobre os seus grelhados – sejam peças de carne bovina, carne suína, linguiças, cordeiros, aves ou peixes.
Agora que você é especialista em flor de sal, invista em produtos de boa procedência e surpreenda os convidados do seu próximo churrasco com a suavidade e crocância dessa deliciosa iguaria.
Para melhor atender os clientes, a EJS Temperos utiliza sal importado das salinas do Atacama, no Chile, transformando assim, a experiência do bom e velho churrasco.
A EJS Temperos conta com um catálogo com dezenas de opções de sais, temperos e acessórios para você aproveitar os melhores momentos entre amigos e familiares.
Saiba mais aqui.