O cupim é um dos cortes bovinos bastante apreciados pelos brasileiros. Apesar de ser um corte mais rígido e que requer um bom tempo de cozimento para estar pronto, trata-se de uma carne extremamente saborosa e com uma boa quantidade de gordura na parte interna da carne. É essa gordura entremeada no corte que oferece o sabor característico do cupim.
Para quem não conhece absolutamente nada desse corte, é importante saber que ele é retirado da chamada corcova, ou seja, aquela protuberância que o boi possui logo após o pescoço.
É um dos cortes com maior concentração de adiposidade entre os bovinos. Um dos destaques do cupim é justamente o fato de sua gordura ser marmorizada, ou seja, não é superficial e pode ser removida antes do corte ser preparado. Outro fator que justifica a fama do cupim é a versatilidade na hora de preparar esse corte, sendo possível fazê-lo das mais variadas formas para as mais diferentes ocasiões.
Uma das dicas mais valiosas de preparo do cupim é justamente no churrasco. Apesar de esse não ser o corte mais popular nessa ocasião, vale destacar que existe uma forma deliciosa para preparar o cupim para um bom churrasco: cupim casqueirado. Essa preparação consiste basicamente em preparar o cupim na panela de pressão e depois finalizar a peça inteira na churrasqueira, dourando a parte superficial aos poucos e fatiar para dourar o restante.
O cupim cozido na panela de pressão com legumes também é uma ótima forma de preparo para essa carne. Desse jeito é possível fazer tanto a peça inteira como cortar a carne em fatias. Quanto mais legumes, mais gostoso ficará o caldo formado na panela de pressão e mais sabor será agregado ao preparo. Se deixar a carne ficar desmanchando também é possível desfiar os bifes de cupim e fazer sanduíche de carne louca, por exemplo.
Outra receita que não falha é o cupim assado no forno. Esse é um preparo clássico e que aproveita bem essa carne, pois o cozimento lento é o ideal para o cupim. Uma dica importante nesse caso é investir em uma boa marinada para elevar o sabor do cupim. Essa marinada por ser a base de vinho, por exemplo. Ervas frescas ou desidratadas também combinam muito bem com esse preparo quando o assunto é aromatizar o cupim.
Para quem está em busca de novas receitas o cupim na manteiga é uma excelente dica. Esse preparo é feito na churrasqueira e é um dos mais saborosos com esse tipo de corte. A carne deve ser untada com manteiga de qualidade, sendo que se ela estiver temperada com alho e ervas o preparo fica ainda mais delicioso. Uma dica importante é possuir um plástico ou papel específico que permite embrulhar a carne ao levá-la para a churrasqueira. Antes de untar na manteiga é importante fazer pequenos furos na peça de cupim para que a manteiga penetre no interior do corte durante o preparo.
Não é preciso muita coisa para preparar uma boa receita onde o cupim é a grande estrela do prato. Essa carne é extremamente saborosa e, se preparada da forma certa, rende um corte macio, suculento e com muito sabor. Portanto, é importante ficar atento aos passos básicos como, por exemplo, priorizar o cozimento lento em caso de peça inteira, pois esse é o grande aliado do cupim que desmancha na boca. Seja no jantar, almoço em família, churrasco ou até mesmo ocasiões especiais, tem receita todos os gostos.
Quem está procurando temperos de qualidade para o dia a dia e, principalmente, para o churrasco não pode deixar de contar com a EJS Temperos. Os melhores blends do mercado estão na EJS. Isso só é possível graças à matéria-prima de qualidade utilizada nos temperos da EJS.
Além disso, o cliente também pode encontrar as melhores dicas de receitas, incluindo vídeos exclusivos com preparos de cupim, no canal oficial no YouTube clicando aqui.