A carne da picanha é macia e suculenta. Sem dúvidas, uma das estrelas do churrasco, principalmente quando pensamos naquele medalhão no espeto servido nos restaurantes especializados em churrasco.
Apesar de parecer uma preparação muito simples, acertar no resultado desse assado é tarefa para um churrasqueiro top de linha. Por isso, nada melhor do que começar aprendendo o tradicional que dá certo!
Antes de qualquer coisa é preciso saber escolher o corte ideal para seu churrasco, busque uma peça alta, em torno de três dedos (4 cm a 5 cm). Além disso, deve apresentar uma boa capa de gordura, sem falhas ou buracos, com cerca de 1 cm. Também é preciso escolher um fornecedor de confiança, garantindo um corte perfeito, limpo corretamente, sem o risco de vir uma parte do coxão duro com a sua picanha.
Para cortar a picanha em meia-lua, como também é chamado esse corte, comece retirando a ponta da picanha, essa parte não serve para o medalhão, mas pode ser aproveitada em outras preparações. Após, corte em fatias grossas com cerca de 5 cm de largura, em torno de três dedos. O corte deve ser feito sempre em sentido perpendicular, ou seja, oposto às fibras musculares.
Espete os medalhões bem no centro, começando do menor para o maior, com a capa de gordura virada para o lado externo ao espeto. Após pronto as fatias devem ficar com formato de meia-lua, daí o nome do corte.
A carne suculenta e saborosa da picanha não precisa de muito, o clássico sal e pimenta-do-reino é mais que suficiente. Entre as diferentes granulações de sais, o sal grosso moído, ou triturado, é o ideal. Salpique o tempero dos dois lados da carne, não esfregue!
Uma boa sugestão é o Sal Triturado com Pimenta do Reino – Marcelo Bolinha, da EJS Temperos, a combinação perfeita desses temperos, com a praticidade de utilizar apenas um produto.
Para assar seu medalhão de picanha no espeto, prepare uma brasa forte, posicione o espeto no primeiro andar da churrasqueira, onde o calor é mais intenso. Você pode selar os dois lados deixando cinco minutos de cada lado, ou manter o espeto girando até atingir o ponto ideal da carne. Lasque os medalhões em fatias no sentido transversal as fibras, volte para a grelha a 40 cm de altura caso deseje acertar o ponto da carne.
A EJS Temperos visa superar as expectativas dos clientes, produzindo uma variedade de temperos à base de matérias-primas de alta qualidade, incluindo o sal proveniente do deserto do Atacama, no Peru.
Se você é um amante de churrascos, que adora experimentar diferentes maneiras de churrasquear, conheça a linha de produtos, clicando aqui.