O cordeiro é uma iguaria bastante apreciada no oriente médio e o consumo do produto em solos brasileiros segue em crescimento. É o que aponta pesquisa da Embrapa: cerca de 88% dos brasileiros já experimentaram a carne ovina.
A carne de cordeiro tem paladar inconfundível, maciez singular e é rica em nutrientes como vitamina A e vitaminas do complexo B e ainda contribui com a absorção de selênio em nosso organismo. Para completar, é considerada uma excelente fonte de proteínas, uma vez que 100 gramas do produto contêm aproximadamente 225 calorias.
Embora apareça com frequência em cardápios de grandes chef’s culinários, esse ingrediente também pode ser facilmente inserido nas refeições cotidianas.
Veja algumas formas de preparo e surpreenda todos os convidados com uma deliciosa carne de cordeiro.
A carne de cordeiro é bastante tenra e delicada e uma boa opção de preparo é temperar o corte com um pouco de sal e alho granulado e finalizar em grelhas elétricas ou fritadeiras sem óleo. O contraste de sabores e texturas é inigualável.
Para quem prefere assar no forno convencional ou elétrico, uma sugestão é marinar a carne de cordeiro com limão, sal e hortelã. Para facilitar o preparo do alimento, é possível aproveitar os produtos que já combinam ambos os ingredientes: o sal e a hortelã.
Enquanto isso, uma combinação de mel, mostarda e ervas finas é perfeita para temperar a carne de cordeiro que será ensopada ou preparada na panela de pressão. Cabe ressaltar que as peças podem ser temperadas com antecedência ou também na hora do preparo.
A carne de cordeiro moída pode se transformar em um incrível hambúrguer. Nesse caso, misture com outros tipos de carne com maior percentual de gordura, como costela ou picanha. Tempere o blend com fumaça em pó.
A carne de cordeiro pode ainda ser preparada na churrasqueira. Na brasa, o clássico sal grosso é suficiente para realçar o paladar da iguaria. Na hora de servir, fatias de limão não podem ficar de fora.
Como os cortes ovinos possuem sabor marcante, as receitas pedem acompanhamentos mais simples para que o verdadeiro protagonista do cardápio seja justamente a carne de cordeiro.
Boas sugestões são o purê de batatas inglesa ou até mesmo as batatinhas cozidas e temperadas; arroz branco; fatias de pão; pastas de grão-de-bico e saladas de folhas verdes – como um mix de alface, rúcula e agrião.
Na mesa, a carne de cordeiro harmoniza com vinhos tintos. Boas opções são os vinhos da região de Bordeaux, como o Merlot e o Cabernet. Aos amantes de cerveja a recomendação são os maltes tostados, como a American ou English Brown Ale.
Para quem não pode ou não quer tomar bebidas alcoólicas, boas opções são as águas saborizadas com ervas e frutas frescas como alecrim, hortelã, manjericão, limão, tangerina e abacaxi.
A carne de cordeiro é prática, saborosa e suculenta e, para completar, ela ainda combina com diferentes formas de preparo. Agora, é a sua vez de escolher a sua versão preferida, preparar a lista de ingredientes e fazer uma deliciosa carne de cordeiro para seus queridos amigos e familiares!
Com uma extensa variedade de temperos produzidos com matéria-prima de qualidade, a EJS Temperos tem o propósito de levar mais cor e sabor para suas refeições.
Do churrasco de fim de semana aos almoços em ocasiões especiais, a EJS Temperos tem sempre o produto certo para somar à sua receita de carnes vermelhas, carnes brancas ou frutos do mar.
Para conhecer toda a linha de produtos e acessórios da EJS Temperos e também fazer a sua encomenda, clique aqui.