Basicamente, o churrasco no varal é uma forma de preparar carne de forma que ela seja assada uniformemente, geralmente utilizando espetos ou grades, onde a carne fica suspensa a uma certa distância do fogo.
Essa forma de preparo pode ser utilizada também por vegetarianos, utilizando alimentos de origem vegetal, como: legumes, tofu, batatas, cogumelo, palmito, abacaxi, entre outros. E, se você for lactovegetariano, o queijo coalho pode ser uma ótima pedida.
Independente da sua escolha, veja a seguir como fazer um delicioso churrasco no varal, utilizando poucos ingredientes.
1 – Carne de sua preferência, podendo escolher mais de um tipo.
2 – Sal grosso a gosto.
3 – Temperos de sua preferência, como os temperos EJS.
1 – Escolha o tipo de carne que vai utilizar (pode ser alcatra, picanha, frango, contrafilé, etc.)
2 – Corte a carne escolhida em pedaços médios, adicione sal e tempere com os temperos de sua escolha. Aqui, a sugestão é utilizar os temperos EJS, já que possuem temperos específicos para alguns tipos de carne, e até mesmo sal triturado com temperos. Após cortar a carne e escolher o tempero, deixe marinar por 30 minutos a 2 horas.
3 – Enquanto espera a carne marinar, você pode montar o varal para o churrasco. Você vai precisar de varal de aço inoxidável ou de madeira, um suporte para o varal (como uma mesa, um banco, ou estrutura específica para esse fim), e também uma fonte de calor (como uma churrasqueira ou um fogão a lenha).
4 – Após o preparo do varal, basta colocar as carnes no espeto ou grades para assar, sempre virando de tempos em tempos. O tempo de preparo vai depender da distância do fogo, por isso, fique sempre de olho.
5 – Quando a carne estiver pronta, sirva com legumes grelhados, arroz, batatas, salada, ou o que você preferir. Pode ser servido também com outros ingredientes utilizados no varal, além da carne, como as opções vegetarianas.
Dica: para deixar o churrasco ainda mais saboroso, você pode deixar a carne marinar por até 24h (em refrigeração, para não estragar). Assim, ela vai ficar mais bem temperada. Enquanto a carne está assando, você também pode utilizar um pincel para aplicar mais temperos.
Agora que você aprendeu a como preparar um churrasco no varal, é só colocar em prática seguindo a receita do texto. E, como mencionado anteriormente, você pode utilizar os temperos e sal da EJS Temperos para dar ainda mais sabor para o prato.
Eles possuem temperos específicos para alguns tipos de carnes ou modo de preparo, e também temperos para carnes exóticas. Ainda, você pode encontrar sal triturado com pimentas, sal com alho granulado, entre outros.
Clique aqui e visite o site para conhecer e experimentar diferentes sabores e temperos no seu churrasco.