Você sabia que os peixes e frutos-do-mar estão presentes na culinária de diversos países? Essa categoria de alimentos oferece uma ampla gama de pratos que podem ser servidos das mais variadas formas. Contudo, não podemos esquecer do sabor. É aqui que entra em cena a importância dos temperos usados.
Nos próximos tópicos você vai saber quais os temperos mais usados nessas preparações, além disso, poderá conferir algumas dicas sobre como preparar os pratos. Acompanhe!
Existem vários temperos que podem ser usados em preparações com frutos-do-mar. Alguns dos mais comuns são:
Limão: O limão é um tempero versátil que pode ser usado tanto para temperar quanto para aromatizar frutos-do-mar. Ele pode ser usado em forma de suco ou raspas.
Alho: O alho é um tempero muito utilizado em preparações com peixes e frutos-do-mar. É ideal para temperar camarões, lagostins, lulas e outros frutos-do-mar.
Coentro: O coentro é uma erva aromática muito usada em receitas com frutos-do-mar. Ele pode ser usado fresco ou seco, sendo uma excelente opção para temperar arroz de frutos-do-mar, caldos e outras preparações.
Pimenta-do-reino: A pimenta-do-reino é um tempero que dá um toque picante às preparações com peixes e frutos-do-mar. Ela pode ser usada em forma de pó ou em grãos, se se dá bem com caldos, sopas, ceviches e outros pratos.
Ervas finas: As ervas finas, como manjericão, tomilho, orégano e salsa, são ótimas para temperar preparações com frutos-do-mar. Elas podem ser usadas frescas ou secas, ideais para aromatizar caldos, sopas, arroz e outros pratos.
Azeite: O azeite é um tempero versátil que pode ser usado para temperar e dar sabor a muitas preparações com peixes e frutos-do-mar. Uma boa alternativa para temperar arroz de frutos-do-mar, marinar frutos-do-mar antes de grelhar ou assar, e para dar um toque final as sopas e caldos.
Um dos aspectos mais interessantes da culinária, envolvendo peixes e frutos-do-mar, é que ela é bastante diversificada. Veja algumas ideias!
Grelhar: basta colocar os frutos-do-mar em uma grelha ou frigideira quente, temperados com um pouco de azeite e ervas frescas ou secas.
Cozinhar no vapor: coloque os alimentos escolhidos em uma panela com água fervente e cozinhe até que fiquem macios.
Fritar: passe os peixes e outros frutos-do-mar em farinha de trigo ou farinha de rosca e frite em óleo quente até ficarem crocantes.
Fazer cataplana: coloque os frutos-do-mar em uma cataplana (uma panela de cobre típica da culinária portuguesa) com legumes, ervas e um pouco de vinho branco ou caldo específico para esse tipo de cozimento. Feche a cataplana e cozinhe em fogo baixo até que os frutos-do-mar estejam no ponto adequado.
Caldeirada: cozinhe os frutos-do-mar em uma mistura de caldo de frutos-do-mar, vinho branco, tomates e legumes.
Ensopado: cozinhe tanto peixes quando outras opções em uma mistura de caldo, tomates, legumes e ervas até que estejam macios.
Sushi ou sashimi: corte fatias finas e sirva sobre arroz cozido e temperado, com um pouco de wasabi e shoyu (molho de soja).
Ceviche: misture os frutos-do-mar cortados em cubinhos com suco de limão, cebola, tomate, pimentão e cozinhe por alguns minutos. Sirva com torradas ou chips de batata.
Essas são apenas algumas ideias. Existem muitas outras maneiras de preparar peixes e frutos-do-mar, basta usar a sua criatividade e os ingredientes que você gosta.
Dicas importantes a serem seguidas ao preparar frutos-do-mar:
Como você viu acima, existem vários temperos que podem ser usados na preparação de peixes e demais frutos-do-mar. Que tal dar um sabor agradável e único as suas receitas com quem entende do assunto? A EJS Temperos conta com uma linha completa de produtos para facilitar sua vida, como o Mix de Temperos para Paella e Frutos do Mar, um produto desenvolvido para os apaixonados pelo sabor!
Acesse nosso site e conheça nossas opções!