Esses aspectos propiciam experiencias diferenciadas na degustação de diversos pratos que podem ser temperados com esse ingrediente. Por isso, a flor de sal ficou conhecida como “o caviar dos sais”.
Diferente dos outros tipos de sais marinhos, a flor de sal é rara, correspondendo a uma pequena parte da produção das salinas, no máximo 20%. Os cristais em forma de flor se formam em uma pequena camada na superfície das salinas. Para isso são necessárias condições climáticas ideais de umidade, calor e ventos suaves.
Seu processo de extração totalmente manual também dificulta sua produção, porém, garante a preservação das suas características, elevando a sua qualidade e seu valor agregado.
Além das características que tornam esse sal um ingrediente ímpar para a gastronomia, a sua composição nutricional também pode trazer alguns benefícios para a saúde. Veja a seguir:
É importante salientar que mesmo apresentando vantagens em relação aos outros sais, seu consumo também deve ser controlado (cerca de 4 a 6 gramas ao dia), e associado a uma alimentação equilibrada.
Esse tempero deve ser utilizado apenas na finalização de pratos, de preferência logo antes de servir. Não deve ser submetido a calor ou adicionado no início das preparações, pois isso causaria o seu derretimento e perda das suas características únicas.
Por outro lado, a flor de sal é muito abrangente quando se trata da variedade de alimentos que podem ser temperados. Harmoniza muito bem com pratos salgados como legumes, saladas e carnes. Até mesmo preparações doces ganham um sabor inconfundível com esse tempero, incluindo chocolates, tortas e caramelos.
Os churrasqueiros também podem adicionar um toque gourmet às carnes utilizando a flor de sal, bastando temperar a carne após assada, prática comum nesse tipo de preparação.
Independente do prato, a finalização é simples, bastando despedaçar os cristais delicadamente com as pontas dos dedos, espalhando bem por todo o alimento. Depois é só aproveitar a crocância e o sabor intenso que se espalha lentamente na boca.
A EJS Temperos utiliza matérias-primas com qualidade elevada para a produção de seus temperos, incluindo o sal, puro e saboroso, importado das salinas do Atacama.
A linha de produtos conta com a Flor de Sal Premium e a Flor de Sal de Vinho.