A carne de jacaré tem sabor suave, parecido com o sabor do peixe, porém mais delicado.
Tem coloração branca, textura firme, similar à da carne de frango. Além disso, é rica em proteína, tem pouca gordura e apresenta baixa quantidade de colesterol.
O animal apresenta pouca quantidade de carne em relação à sua estrutura óssea, mesmo assim, muitos cortes são retirados do jacaré. Entre eles, as coxas, filé e ponta de rabo, além do filé mignon, considerado um corte nobre.
A carne é muito versátil, pode ser utilizada em várias preparações, cozidas, fritas ou grelhadas. Até mesmo as aparas podem ser aproveitadas na preparação de moquecas e caldos.
Cada vez mais pessoas se interessam em provar carnes exóticas, incluindo a do jacaré. Se você é uma delas, saiba que para aproveitar ao máximo essa experiência, é preciso que essa carne seja preparada da maneira correta, para obter um resultado ideal.
Por isso, veja a seguir como preparar uma carne de jacaré macia e saborosa.
O primeiro passo é adquirir a carne de jacaré de um fornecedor certificado pelos órgãos responsáveis, como o Ibama e o Ministério da Agricultura. É possível comprar de frigoríficos especializados e até mesmo de cooperativas de criadores de jacarés.
Esse cuidado é importante tanto pela segurança, quanto pela qualidade da carne. Isso porque, a carne do jacaré criado em cativeiro é mais macia e não possui odor forte, ao contrário dos animais provenientes de caça.
Outra dica é escolher os cortes ideais para cada tipo de preparo, quando se trata de pratos cozidos, todos os cortes funcionam muito bem. Para frituras os cortes mais apreciados são, iscas, coxas, sobrecoxas, ponta de cauda e aparas. Para o churrasco os cortes ideais são o filé mignon, filé de dorso, filé de lombo e filé de cauda.
Como já foi mencionado, a carne de jacaré tem sabor delicado, por isso, o ideal é utilizar temperos suaves, para não mascarar o sabor da carne. Utilize limão, alho e cebola. Também é possível utilizar pimentas mais suaves, ou até mesmo, pimenta-do-reino em pouca quantidade. A carne também fica ótima com marinadas de laranja ou limão-siciliano.
Veja algumas dicas para o preparo da carne de jacaré:
Para esse tipo de preparo aposte nas marinadas, deixando descansar por algumas horas antes de ir para a grelha. Utilize cortes mais altos para o espetinho e cortes mais baixos para a grelha, em ambos os casos a carne fica muito saborosa e macia.
Assim como o peixe, a carne de jacaré precisa de pouco tempo na grelha, cerca de cinco minutos de cada lado são suficientes, o calor da brasa precisa estar intenso.
Como se trata de uma carne magra, espalhar alguma gordura nos dois lados antes de ir ao fogo, ajuda a manter a sua suculência. Além disso, também é possível salgar a carne apenas após assada.
Um molho de alho suave, a base de creme de leite, é o acompanhamento ideal para esse prato.
A EJS Temperos conta com uma linha de produtos de alta qualidade, produzidos com matérias-primas importadas.
Proporcionando aos churrasqueiros as mais variadas formas de churrasquear, desde a tradicional picanha até a exótica carne de jacaré.
Confira o canal ESJ Temperos e saiba mais.