Que o churrasco faz parte da cultura brasileira todo mundo já sabe, mas se engana quem pensa que churrasco é tudo igual. O tempero certo pode elevar muito a qualidade do churrasco e não só no quesito sabor.
Sim! Tempero para churrasco é muito mais do que sal grosso – ainda que ele seja um dos mais tradicionais e tenha, de fato, o seu valor. Para auxiliar no momento de escolher o tempero certo para cada tipo de carne, confira uma lista com os principais tipos de temperos para fazer um delicioso churrasco:
Sal
Há vários tipos de sal disponíveis atualmente no mercado. O tradicional sal grosso é bastante conhecido por seu poder de preservação da suculência do corte, salgando na medida exata e sem muito esforço. A flor de sal é a opção perfeita para carnes já assadas. O sal negro é bastante versátil e vai bem tanto com carnes vermelhas quanto com peixes.
Pimenta
Seja biquinho, dedo-de-moça, vermelha, Cambuci ou pimenta-do-reino, as pimentas vão muito bem no churrasco, principalmente nos cortes bovinos. A pimenta pode estar presente no churrasco, por exemplo, em forma de molhos ou in natura.
Lemon Pepper
Muito comum na Europa e nos Estados Unidos, o lemon pepper é muito bem aceito por carnes de diversos tipos: peixes, aves, cordeiro, suína e bovina.
Chimichurri
Tradicional no Uruguai e na Argentina, principalmente no preparo dos churrascos, o chimichurri pode ser utilizado tanto em marinadas quanto diretamente na grelha ou depois do corte assado.
Alho
Seja em uma marinada, em um molho ou como ingrediente principal de uma manteiga, o alho simplesmente não decepciona.
Ervas finas
As ervas finas são responsáveis por acentuar tanto a textura quanto o sabor das carnes, adicionando muito mais valor – e sabor – ao churrasco, enriquecendo a experiência.
Azeite de oliva
Ao contrário do que muita gente pensa, é possível utilizar o azeite de oliva extravirgem no preparo de um churrasco. Trata-se de um poderoso potencializador do tradicional sal grosso. Usá-los juntos aguça ainda mais o sabor e melhora a consistência da carne.
Ervas aromáticas
Tomilho, sálvia, orégano, hortelã, louro, salsa, cebolinha, alecrim e manjericão podem ser o diferencial de um churrasco. O segredo aqui é mesmo dosar a quantidade, já que as ervas aromáticas são naturalmente mais fortes, principalmente quando estão frescas.
Especiarias
Cominho para carnes de porco, curry, gengibre, cravo-da-índia, dentre tantas outras. As especiarias possuem um sabor muito marcante, então, talvez a dica mais importante aqui também seja a prudência.
Gordura
A própria gordura do corte pode ser uma boa pedida para manter a suculência da peça, evitando que fique dura ou seca, além de ajudar a destacar o sabor da própria carne.
Quando o assunto é churrasco bem feito e com um sabor incomparável, a EJS Temperos é o nome certo. Lá estão os melhores sais e temperos para churrascos do Brasil.
No Youtube, com o canal ESJ Temperos, você pode contar com vídeos incríveis sobre o preparo de cortes de carne com o tempero certo e da maneira correta. Clique aqui e conheça a linha de produtos.
Comentário
Maria Helena Otoni Pina
01/10/2022Gostei muito das dicas de como usar os temperos
na medida certa e no alimento que se quer aromatizar.
Obrigada!… Um abraço mesmo de longe!…