O churrasco é uma delícia por diversas razões, tanto que é considerado um patrimônio cultural em várias regiões do Brasil. A carne assada na brasa fica suculenta e saborosa, com um aroma inigualável. Além disso, o churrasco é uma ótima oportunidade para reunir amigos e familiares ao redor da churrasqueira, desfrutando de bons momentos juntos.
Mas, para chegar naquele churrasco perfeito, tem algumas armadilhas comuns que você precisa evitar. Separamos algumas delas, logo abaixo, para você aprender mais e saber o que não fazer. Confira!
Os resíduos carbonizados do último churrasco podem conferir sabores indesejados à comida, o que faz com que a limpeza da churrasqueira seja essencial e deva ser sempre priorizada. Além disso, a higienização regular mantém a churrasqueira em excelentes condições, aumentando sua durabilidade e garantindo segurança ao fazer um churrasco.
Alguns tipos de carnes, como bifes, podem não ser um problema em uma churrasqueira pouco lubrificada. No entanto, se você estiver assando peixes, frutas ou legumes, a falta de uma lubrificação adequada pode atrapalhar seus planos.
Não é raro encontrarmos pessoas com churrasqueiras usando líquidos inflamáveis para acender as brasas. Embora isso não tenha uma relação direta com o sabor da carne, é uma questão de segurança. Usar um jornal amassado no fundo, ou algumas lascas de madeira podem ajudar a evitar possíveis acidentes.
Isso vale tanto para churrasqueiras a lenha ou carvão: após acender as brasas elas devem permanecer amontoadas até que todas elas estejam cobertas de cinza. Isso é um sinal de que estão queimando até o fim. Além disso, você vai evitar que cinzas se espalhem nos alimentos.
Não importa o tipo de churrasqueira que você tenha, é essencial pré-aquecê-la. Dessa forma, é possível deixá-la em uma temperatura mais adequada para um melhor preparo da comida. Contudo, vale lembrar de prestar atenção na intensidade do calor, pois se ele estiver muito intenso (ou muito fraco) os resultados de seus assados podem não ser os melhores.
Bom, chegamos a um dos pontos mais importantes sobre os erros mais comuns cometidos no churrasco. Estamos falando sobre observar o preparo adequado dos alimentos antes de levá-los para a churrasqueira.
Veja bem, preparar a carne e demais alimentos de sua preferência adequadamente antes de assar é fundamental para garantir um churrasco seguro, saboroso e saudável.
Tenha em mente que a carne crua pode conter bactérias prejudiciais à sua saúde. Sendo assim, ao preparar a carne antes de assar, você pode reduzir o risco de contaminação por bactérias. E por falar nisso, não se esqueça de lavar as mãos e os utensílios de cozinha com frequência e de armazenar a carne adequadamente para evitar a proliferação de bactérias, como as que citamos.
Além disso, ao cuidar do preparo, você vai garantir que a carne fique mais saborosa, os molhos mais suculentos e evita que algum imprevisto aconteça. Ao prevenir os erros mais comuns como os que citamos acima, você pode garantir um churrasco delicioso e bem-sucedido. Com atenção aos detalhes e um pouco de prática, você pode se tornar um verdadeiro mestre do churrasco e ficar famoso entre seus amigos!
A EJS Temperos é uma empresa especializada em produzir temperos e condimentos de alta qualidade para o preparo de carnes e outros alimentos.
Com anos de experiência, a empresa busca oferecer aos seus clientes uma experiência única de sabor. Veja o que temos a oferecer no site da EJS Temperos. Com certeza, você encontrará opções que deixarão seu churrasco ainda mais especial.
Clique aqui e confira.